top of page
Site (2).png

Aquilombando

Passou da hora de visibilizar o povo preto na Gastronomia

Quantos e quantas de nós já nos deparamos com revistas, programas de TV e no Instagram com pessoas que não nos representam? O Prêmio Gastronomia Preta e o Festival Gastronomia Preta servem para evidenciar profissionais que têm um trabalho que merece ser visto; mas, que em função do racismo estrutural, o apagamento é quase que automático.

Aqui nós podemos aquilombar. Podemos encontrar referências que nos estruturam como pessoas pretas na Gastronomia. Passou da hora de resistir. É hora de evidenciar essa história linda de resiliência, resistência, amor, afeto e luta.

Paulo Rocha (20)_edited_edited.jpg

Chef Paulo Rocha

Pilares

Construir um evento que fosse o mais amplo possível quando se pensasse na cadeia da Gastronomia - foi esse o nosso ponto de partida. A seguir você pode conhecer um pouquinho mais de cada pilar do Festival Gastronomia Preta 2023.

  • Feira Gastronômica - 30 stands do nosso povo colocando em prática o conceito de Economia Pretagonista. Com o auxílio do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), promovemos o desenvolvimento da cadeira na gastronomia por meio do empreendedorismo. Houve legalização de negócios; e, o que se diferencia de todos os demais eventos: não há cobrança para o expositor e nem repasse percentual de vendas. Com o apoio do MPT-RJ foi possível subsidiar a estrutura para dinamizar a cadeia.

 

  • Cozinha Show Benê Ricardo - um espaço em que chefs vão receber 50 pessoas para se deliciarem com uma preparação. Benê Ricardo foi referência ao se tornar a primeira mulher a finalizar um curso profissional em Gastronomia no ano de 1981. Por isso, nossa cozinha show leva seu nome. Neste espaço, o público pode interagir com chefs e provar de sua preparação. Essa atividade, asssm como as demais, é totalmente gratuita.

 

  • Ciclo de Debates Mussum - um espaço para debater raça, diversidade e gastronomia. Mussum foi vanguardista na TV brasileira e sofreu com o racismo estrutural à época - mas mesmo assim foi e ainda é gigante. Precisamos e queremos cada vez mais discutir raça na Gastronomia e conversar sobre temas relacionados à diversidade também é um prato cheio para evoluirmos como sociedade.

 

  • Prêmio Gastronomia Preta - momento em que celebramos o sucesso de pessoas pretas e pardas no setor de Alimentos & Bebidas. É dessa semente em 2022 que brotou o Festival Gastronomia Preta. Vamos sempre evidenciar a potência e o sucesso do povo preto na gastronomia brasileira. Porque como sabemos, tem muito profissional bom por aí e ali que ainda não é visto.

  • Pretonomia - projeto de formação profissional junto com a UFRJ, MPT-RJ e Hilton Copacabana - nosso pilar de educação profissional no festival. Em 2023 foram formados 21 pessoas pretas periféricas na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) para atuarem de maneira inicial em bares e restaurantes. Essa formação é mais que o conhecimento; é, simultaneamente, empoderamento e (re)ativação de sonhos.

 

  • Atrações Culturais  - Cultura a gente também vê por aqui. Por isso, um palco para artistas pretos se apresentarem; e com show da Beija Flor de Nilópolis e Grupo Arruda acontecerão no evento de 2023. E, no resgate da nossa ancestralidade, temos o Espaço Omô. Em Iorubá Omô significa criança. Assim, teremos uma área dedicada a crianças com jogos africanos - em parceria com as Mães Negras do Brasil.

bottom of page